Nichirei do Brasil - Agrícola LTDA

Sobre a Acerola

Nome Científico
Malpighia punicifolia L. e Malpighia glabra L.

Origem
Antilhas (América Central)

Fruto
O fruto é uma drupa de superfície lisa e dividida em três gomos, com tamanho variado de 3 a 6 cm de diâmetro. A coloração externa do fruto varia do alaranjado ao vermelho intenso quando maduros com polpa carnosa e suculenta. Levam aproximadamente 22 dias desde a floração até a maturação. Os frutos carnosos têm como característica comum sua riqueza em açúcares e acidez relativamente elevada. O tamanho varia em função do potencial genético da planta, tratos culturais e do número de frutos por gema reprodutiva. Em geral pesam de 3 a 16g

Planta
A acerola é uma árvore de 2 a 4 metros de altura, com ramificação compacta ou espalhada. Adquiriu importância mundial devido ao alto teor de vitamina C, além de ser boa fonte de vitamina A (caroteno), ferro, cálcio e tiamina.

O Cultivo
O clima ideal para o cultivo é caracterizado por temperaturas médias em torno de 26 °C e 1.200 mm a 1.600 mm de chuvas. Dependendo da fertilidade do solo e dos tratos culturais, o espaçamento indicado varia de 5,0 x 5,0 m a 6,0 x 6,0 m. Espaçamentos menores também são possíveis, dependendo do terreno e tratos culturais, adotando-se 4,0 x 4,0 m. Com esse espaçamento e irrigação pode-se obter melhor produtividade, com 625 plantas por hectare e produção de até 100 kg de frutas por planta por ano.

Cacho de Acerola